Educação no trânsito - Campanhas




Iniciada em 2005 pelo Departamento Estadual de Trânsito, a campanha 'Parar na Faixa é Sinal de Respeito à Vida' levou à população a importância de utilizar a faixa de pedestres para atravessar com segurança.
A campanha foi lançada com objetivo de integrar todos os atores que fazem parte do trânsito: motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas. Aos pedestres, um ato ficou marcado: estender a mão antes de cruzar as faixas onde não há semáforo.
Após uma reformulação, em dezembro de 2009, a campanha trouxe uma abordagem associada aos sonhos dos cidadãos, já que nas faixas de pedestre não passam apenas pessoas, mas também, sonhos, sentimentos e negócios. A campanha é realizada em todos os municípios do Estado e ocorre de janeiro a dezembro.
As ações contam com abordadores educativos que, caracterizados, vão aos principais pontos de travessia de pedestres e fluxo de veículos e incentivam o gesto que indica a iniciativa de atravessar a via: estender uma das mãos.
Um aspecto importante neste processo é o legal. Parar para o pedestre é lei e seu descumprimento constitui infração gravíssima, com perda de sete (07) pontos na carteira e multa de R$191,33.
Algumas dicas são fundamentais para motoristas e pedestres

 
Motorista - Ao dar passagem para o pedestre na faixa o motorista não está apenas exercendo sua cidadania, está cumprindo com uma lei. Sendo assim, sempre que chegar numa faixa, diminua a velocidade e preste atenção para ver se algum pedestre quer atravessar. Caso o pedestre estique a mão você deve parar, aguardar que ele cruze a faixa com segurança e depois siga em frente.

  
Pedestre - A faixa é sua segurança, mas ter cuidado é necessário. Antes de atravessar, olhe bem para os dois lados e estique a mão para pedir passagem. Tenha a certeza de que foi visto pelos motoristas e só atravesse com os veículos parados.


Abaixo seguem os dados estatísticos referentes a campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário